segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mudanças globais e alterações climáticas

No dia 3 de Maio, às 21h00, o Professor Filipe Duarte Santos estará presente na sessão de inauguração da exposição "Era uma vez a Terra" da UNESCO, no Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, na Maia. É o orador convidado, apresentando uma conferência sobre "Mudanças Globais e Alterações Climáticas". A inauguração segue-se com uma visita guiada à exposição pelo corpo técnico do Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta e por elementos da Quercus - Núcleo Regional do Porto.

Filipe Duarte Santos é professor catedrático de Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e desde a década de 1980 dedica-se à investigação nas Ciências do Ambiente, em especial às Mudanças Globais e Alterações Climáticas, sendo responsável por um trabalho extenso e amplamente reconhecido nesta área. É professor convidado de várias universidades prestigiadas dos Estados Unidos da América e da Europa. Com cerca de 120 artigos científicos publicados, coordenou a redacção do primeiro e único Livro Branco sobre o Estado do Ambiente em Portugal, publicado em 1991. Integra desde 1998 o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e é membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa. É gestor da área de Desenvolvimento Sustentável do Programa Ibero-Americano CYTED – Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento.

A Exposição itinerante "Era uma vez a Terra" da Comissão Nacional da UNESCO, promovida na Área Metropolitana do Porto pelo CRE_PORTO, estará patente no foyer do Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, no Castelo da Maia, de 03 a 17 de Maio de 2010. Aborda diversas temáticas actuais, nomeadamente “alterações climáticas”, “recursos naturais”, “terra e vida”, “megacidades”, “o interior da terra”, “oceanos”, “desastres naturais”, “os solos”, entre outros.

Inscrições obrigatórias | Tel. 22 9867180 | susana.pinho@cm-maia.pt

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Sete jovens representam a Área Metropolitana do Porto nos Açores

Sete alunos dos estabelecimentos de ensino Escola Básica Júlio Dinis (Vila Nova de Gaia), Escola Secundária Abel Salazar (Matosinhos), Externato Augusto Simões Ferreira da Silva (Porto) e Externato Ribadouro (Porto) foram seleccionados entre 2256 alunos a nível nacional e irão estar entre os 80 finalistas da XV edição das Olimpiadas do Ambiente, da qual o CRE_PORTO é parceiro. Este ano a final decorre nos Açores entre os dias 6 e 9 de Maio.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Concurso Planeta Terra já tem júri

O Concurso "Planeta Terra" promovido pelo CRE_PORTO com o apoio da Comissão Nacional da Unesco e do Comité Planeta Terra constituiu o seu júri, que integra a Dra. Elizabeth Silva da Comissão Nacional da Unesco, o Engº Albano Carneiro da Área Metropolitana do Porto / Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da AMP, o Prof. Carlos Caires da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa / Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da AMP, o Prof. Artur Sá e a Profª Maria Helena Henriques, ambos do Comité Planeta Terra.
O júri avaliará os trabalhos na Universidade Católica Portuguesa - Escola Superior de Biotecnologia no dia 16 de Junho de 2010.

Entre inundações, tsunamis, secas, incêndios...

No dia 20 de Abril, no âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade e da abertura da Exposição "Era uma Vez a Terra", a Câmara Municipal de Santo Tirso promove a conferência "Um olhar sobre o Planeta Terra", que conta com a participação especial de Renato Henriques (Departamento de Ciências da Terra da Universidade do Minho) que abordará o tema "Riscos Naturais". Entre inundações, tsunamis, tempestades, secas, incêndios, deslizamentos de terras, o Professor Renato Henriques levar-nos-á a compreender os riscos que corremos e as tecnologias e as metodologias para avaliar, compreender e mitigar os riscos naturais.
A exposição itinerante "Era uma vez a Terra", desenvolvida pela Comissão Nacional da UNESCO e pelo Comité Planeta Terra e promovida pelo CRE_PORTO, estará patente ao público entre os dias 15 a 29 de Abril, na Incubadora de Santo Tirso (antiga Fábrica do Teles) em simultâneo com as exposições "Os riscos do meu concelho" e "Desenhar o risco" que englobam os trabalhos realizados pelos diversos Clubes de Protecção Civil ao nível distrital e concelhio.

Dia 20 de Abril | Conferência "Um olhar sobre o Planeta Terra" | Incubadora de Santo Tirso | 15h15
15 a 29 de Abril | Exposições | Incubadora de Santo Tirso | 10h00-12h00 e 14h00-16h00
Mais informações | Tiago Lima | tlima@cm-stirso.pt

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Tratamento anti-stress à base de pimentos frescos...

A segunda edição da revista "Educação e Sustentabilidade" editada pelo CRE_PORTO está on-line. Nela fala-se de hortas biológicas, da história do papel, da origem da bondade, da democracia e de uma orquestra onde poucos são músicos...
http://www.crenews.info/