quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Uma década pelo PLANETA TERRA


A Corporação Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e da União Internacional das Ciências Geológicas (IUGS) lançou em Lisboa, este mês, a Década da Terra 2010-2020 - dando assim continuidade ao trabalho realizado no âmbito do Ano Internacional do Planeta Terra. O objectivo é aproximar o público das Ciências da Terra e promover o potencial dos geo-cientistas.
Nesse contexto, o CRE_PORTO, traz para a Área Metropolitana do Porto a exposição “PLANETA TERRA” e dinamizará várias actividades paralelas. A exposição circulará entre os dias 5 de Janeiro e 4 de Julho de 2010 pelos municípios de Valongo, Vila do Conde, Porto, Póvoa de Varzim, Vale de Cambra, Santo Tirso, Maia, Vila Nova de Gaia, Oliveira de Azeméis e Trofa.
São abordadas temáticas como as alterações climáticas, as águas subterrâneas, os recursos naturais, a vida nas cidades, os oceanos, os solos, entre outras.
Mais informações em breve.

Embaixadores do Clima


Formação em Energia e Alterações Climáticas

Dia 11 de Dezembro, 21h30
Mesa redonda: Energia e Alterações Climáticas - Pensar Global, Planear Regional
Local: Sede da Junta Metropolitana do Porto (Avenida dos Aliados, 236-1.º)

Participantes:
  • Nuno Gomes de Oliveira (Parque Biológico de Gaia / Sequestro de Carbono)
  • Nuno Barros (LIPOR / Pegada Carbónica)
  • Luis Castanheira (ENERGAIA / Pacto de Autarcas)
Moderação: Pedro Macedo (Escola Superior de Biotecnologia / Academia Metropolitana da Sustentabilidade)


Dia 12 de Dezembro
Actividades: Energia e Alterações Climáticas - Agir local

10h-13h, Centro de Educação Ambiental do Núcleo Rural - Parque da Cidade (Rua da Vilarinha / Beco das Carreiras)
  • Oficina de construção de fornos solares e painel solar térmico (ISEP)
  • Oficina "faça-se luz!" (CMPorto)
14h-16h, Pólo Tecnológico do Porto (Rua de Salazares, 842)
  • Oficina "Como poupar energia eléctrica" (DECO/Brigadas de Carbono)
  • Visita à Casa-Laboratório Termicamente "Casa solar" (AdEPorto)
  • Test drive de veículos eléctricos (Quercus)
Posteriormente serão agendadas:
  • Visita às habitações para aconselhamento energético (Quercus)
  • Plantação de árvores (Quercus)
Mais informação e inscrições

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Reunião informal com CRIE Curitiba-Paraná

O CRE_PORTO reuniu informalmente esta semana com a representante do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolviento Sustentável de Curitiba-Paraná (CRIE). Abordou-se na reunião várias possibilidades de colaboração entre os dois Centros Regionais de Excelência.
No próximo ano a reunião internacional dos CRE decorrerá em Curitiba, entre os dias 18 e 21 de Maio.

Reunião do Grupo de Trabalho "Planeta Terra"

Decorreu no dia 24 de Novembro, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a primeira reunião do Grupo de Trabalho "Planeta Terra" constituído pelos parceiros do CRE_PORTO que irão acolher a exposição promovida pela Comissão Nacional da Unesco. Estiveram presentes as autarquias da Maia, Póvoa de Varzim, Trofa, Valongo e a própria CCDRN, que também acolherá a exposição entre os dias 8 e 22 de Fevereiro de 2010.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Há água na internet


O novo portal da empresa Águas do Douro e Paiva (AdDP) trata-se de um espaço virtual com ampla informação sobre a água e ambiente. Tem uma área de artigos temáticos e de opinião, um espaço dedicado ao projecto Mil Escolas e áreas de informação sobre o recurso água (para quem está a aprender e para quem quer aprofundar conhecimentos).
Pelo seu importante trabalho na área da educação para a sustentabilidade, a AdDP foi convidada a integrar a Comissão de Acompanhamento do CRE_PORTO.
http://www.aguaonline.net/

Aprender a fazer menos lixo numa semana!


Com o apoio do programa LIFE+ da Comissão Europeia, a primeira Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos (EWWR), co-promovida pela Lipor, decorre em vários municípios do Grande Porto até ao dia 29 de Novembro de 2009. Mais informações: http://www.eunaofacolixo.com/
Ver o filme  

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Embaixadores do Clima


Formação em Energia e Alterações Climáticas
11 e 12 de Dezembro de 2009

As alterações climáticas são o grande desafio do século XXI e uma oportunidade para mudanças sociais e económicas. Como nos irão afectar? O que podemos fazer?

Algumas das actividades previstas no roteiro de formação incluem:
  • Visita à “Casa Solar
  • Produção de biodiesel
  • Construção de fornos solares
  • Test drive de veículos eléctricos
  • Plantação de árvores, para compensação de emissões

Os inscritos poderão ainda usufruir de uma visita gratuita às suas habitações para apoio na identificação de potenciais de poupança de energia.

Inscrições gratuitas mas obrigatórias.

Mais informação.

Uma iniciativa da Academia Metropolitana da Sustentabilidade, com a colaboração da AdEPorto – Agência de Energia do Porto, Câmara Municipal do Porto, DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, ENERGAIA – Agência Municipal de Energia de Gaia, LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, Parque Biológico de Gaia e QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Academia Metropolitana da Sustentabilidade




A Academia Metropolitana da Sustentabilidade destina-se aos cidadãos da Área Metropolitana do Porto, de todas as idades. Tem como objectivo promover formação em diferentes temas relacionados com o ambiente, em articulação com as questões sociais e económicas.

Questões como: “De onde vem a água da torneira?”, “O que acontece aos resíduos do meu saco?”, “Como posso reduzir a factura de electricidade?”, serão motes para promover cursos de curta duração com uma forte componente prática, a decorrer em equipamentos de educação para a sustentabilidade.

Ao participar em determinadas actividades (palestra, visita de campo, oficina, acção de voluntariado…) o cidadão acumulará “créditos”, obtendo o reconhecimento enquanto “embaixador da sustentabilidade”.

Uma  iniciativa do CRE_PORTO.