terça-feira, 27 de outubro de 2009

A educação para a sustentabilidade produz algum efeito?


Esta resposta está contida no relatório global da UNESCO sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável publicado este mês.
Entitula-se "2009 DESD Global Report Learning for a Sustainable World: Review of Contexts and Structures for Education for Sustainable Development" e nela se analisa o progresso atingido em direcção a uma aprendizagem e mudança para a sustentabilidade. Descarregar

Máquinas em Serralves


Máquinas é o tema do projecto que Serralves propõe às escolas para 2009/2010. Propõe-se uma reflexão sobre questões que se prendem com a ecologia, a arte e o design. A pesquisa e a experimentação constituem momentos fundamentais do processo de trabalho, numa aproximação criativa, por um lado, à obra de artistas contemporâneos cujas práticas revelam preocupações neste âmbito e, por outro, ao trabalho de cientistas que se dedicam a pensar e a propor soluções práticas para um futuro sustentável. Mais informações

Sobre este tema veja a interessante e divertida conferência de Gever Tulley sobre "5 coisas perigosas para os miúdos"

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Actuar pelo clima



No dia 24 de Outubro de 2009 milhões de pessoas em todo o mundo juntam-se para exigir um tratado global pelo clima. O objectivo é deixar claro para os políticos dos vários estados do mundo que as alterações climáticas precisam de um plano concreto para que a concentração de CO2 na atmosfera seja rapidamente levada a não mais de 350 ppm. Este número é o limite de segurança para o clima global.

Tardes do Milénio: debate, reflexão e acção

As Tardes do Milénio na Biblioteca Almeida Garrett (Porto) envolveram cerca de 400 pessoas, principalmente jovens de escolas secundárias da Área Metropolitana do Porto mas também de Paços de Ferreira. Ao longo de seis tardes vários moderadores de debate trouxeram aos participantes distintas formas de reflectir sobre os importantes problemas de justiça e sustentabilidade que o mundo actual enfrenta.
Estas são as principais recomendações que os participantes nas Tarde do Milénio deixam aos governos e cidadãos.




ALGUNS RECURSOS ÚTEIS

Apresentação sobre os ODM (dados de 2009)

Um filme que apresenta os 8 Objectivos do Milénio e expõe os actuais contrastes existentes entre a vida no mundo desenvolvido e nos países em vias de desenvolvimento.


Filme "The story of stuff" (Annie Leonard explica como funciona o sistema linear da economia dos materiais e as implicações ambientais e sociais no planeta)


Filme "Chicken à la carte" (Filme sobre a pobreza e a globalização | Foi premiado no Festival Internacional de Berlim, 2006)



Se o mundo tivesse apenas 100 pessoas (Anúncio premiado em Cannes, 2001)



Entidades que colaboraram nas Tardes do Milénio na Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto
Objectivo 2015
Associação Portuguesa das Nações Unidas
IM Magazine
Campanha Global pela Educação
Oikos - Cooperação e Desenvolvimento

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CO2 na Área Metropolitana do Porto


Na Área Metropolitana do Porto são emitidas para a atmosfera 7,3 toneladas de CO2 per capita, por ano. O sector dos transportes é responsável por quase metade deste valor.

No dia 3 de Novembro 2009, às 14h30, no Rivoli Teatro Municipal (Porto), a Euronatura apresenta os resultados de trabalho realizado ao nível da Área Metropolitana do Porto, de análise do papel que áreas como a dos resíduos e dos transportes, entre outras, têm nas alterações climáticas.
Mais informações: http://www.euronatura.pt/
Para confirmação da presença envie um e-mail para clara.moura@euronatura.pt

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Os nove limites físicos do planeta Terra

Um grupo de 29 cientistas liderados por Johan Rockström (Stockholm Resilience Centre) publicaram recentemente um artigo na revista Nature no qual definem nove limites fisicos para o planeta Terra que a humanidade não deve transgredir.
Ultrapassar qualquer um destes limites pode causar uma instabilidade abrupta nos sistemas essenciais de suporte da vida.
Esses nove limites de segurança são o aquecimento global, a perda de biodiversidade, a acidificação dos oceanos, o ozono estratosférico, o ciclo biogeoquimico do azoto, o ciclo do fósforo, a tilização de água doce, o regime de utilização do solo, a poluição química e a acumulação de aerossóis na atmosfera. Estimam ainda que a humanidade já ultrapassou três deles: alterações climáticas, perda de biodiversidade e alterações no ciclo do azoto e acrescentam que os limites são interdependentes, pelo que ultrapassar um pode ter implicações nos restantes.
Apesar de ser uma abordagem polémica e na qual mesmo os próprios autores reconhecem lacunas, o conceito de "limites planetários" pode ser extremamente útil do ponto de vista da governança e gestão de uma "área de segurança" para o desenvolvimento humano.

Ano Internacional da Diversidade Biológica 2010

As Nações Unidas lançaram no dia 2 de Outubro uma campanha mundial de sensibilização para a salvaguarda da biodiversidade, dando início às comemorações do Ano Internacional da Diversidade Biológica 2010, declarado pela Assembleia-geral da ONU. A campanha pretende celebrar a diversidade da vida na Terra e contrariar a perda da biodiversidade no mundo, perda esta que é mil vezes superior ao ritmo natural.
A próxima Cimeira da Biodiversidade acontecerá Nagoya, em Outubro de 2010. Espera-se que os governos definam novos objectivos e etapas para contrariar a perda da biodiversidade.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Notícias do mundo


Foi recentemente publicado o último boletim da Rede Internacional de Centros Regionais de Excelência (RCE Bulletin #10).